sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

IMPACTOS DO MERCÚRIO NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE

“IMPACTOS DO MERCÚRIO NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE”

O mercúrio é um metal tóxico, facilmente encontrado na natureza em baixas concentrações, sendo naturalmente liberado devido a processos erosivos e erupções vulcânicas. Esse metal pode ser encontrado nas formas orgânica e inorgânica, no estado sólido, líquido e gasoso. Quando essas concentrações se encontram elevadas, podem causar sérios riscos de contaminação ao meio ambiente e aos seres vivos.
A contaminação significativa de mercúrio no meio ambiente é resultado de ações humanas que envolvem este elemento. Exemplos dessas ações é a queima de carvão, petróleo e madeira, a fabricação de produtos que utilizam como matéria prima o mercúrio (termômetros e lâmpadas fluorescentes), o descarte inadequado do mercúrio através de processos industriais ou descarte incorreto de produtos eletrônicos contendo essa substância e a mineração do ouro, onde o mercúrio é utilizado para facilitar o processo de separação de partículas.
Entre os metais lançados no meio ambiente, o mercúrio é considerado o de maior potencial tóxico e o único que, comprovadamente, sofre biomagnificação ao longo da cadeia trófica, sofrendo ainda, organificação e atingindo sua forma mais tóxica (metilmercúrio) no sistema aquático (SIQUEIRA et al., 2005).
Destaca-se aqui o perigo que representa para a saúde, devido exposição do agente tóxico na inalação do ar contaminado, por ingestão de água e comida contaminada, absorção pela pele e durante tratamentos dentários. Em alta concentração, o mercúrio pode prejudicar o cérebro, o fígado, o desenvolvimento de fetos, e causar vários distúrbios neuropsiquiátricos.
A resolução CONAMA nº 358/93 definiu a obrigatoriedade dos serviços de saúde em elaborar o Plano de Gerenciamento de seus resíduos visando à redução dos riscos sanitários e ambientais, à melhoria da qualidade de vida e da saúde das populações e ao desenvolvimento sustentável (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
Como modo de tentar reduzir os danos, deve-se buscar alternativas por meio de campanhas educativas e ações governamentais, através de medidas preventivas que promova a conscientização humana e que haja consciência da parte do homem para sua conservação. Além da conscientização, deve ser tomadas iniciativas para proporcionar mais locais devidamente apropriados para o descarte correto do mercúrio.

Nenhum comentário: